segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O SEGREDO DO ANEL

(Uma antiga historia dos Sufis retirado do livro da transformação do Osho, Editora Sextante)

Um rei chamou os sabios da corte e disse:"Estou fazendo um anel com um diamante raro e quero que escrevam uma frase curta, que me seja útil em um momento de desespero e caiba debaixo do diamante".Os sabios pesquisaram e não encontraram nada. Então o rei pediu a mesma coisa a um antigo serviçal a quem considerava como Pai.

"Não sou sábio, mas sei qual a mensagem me foi revelada por um místico que por aqui passou."Escreveu em um papel e deu a seu rei avisando."Só abra quando não tiver mais saída. È a hora logo chegou. O país invadido,o rei teve q fugir, a estrada chegou ao fim...então se lembrou do anel. Tirou o papel e, enquanto lia,um grande silêncio se fez. "Isso tambem irá passar". E passou. Por que nada permanece eterno nesse mundo. Os inimigos se perderam. O rei reencontrou sua tropa, tomou seu reino e voltou á capital,exultante. Agradeceu ao serviçal, que caminhava ao lado da sua carruagem,enquanto,orgulhoso acenava para o povo. Este lhe disse. "É uma boa hora ler a mensagem" Como? O povo esta celebrando,tenho minhas terras, não sinto desespero".

"Essa mensagem não é só para quando for derrotado,mas para quando estiver vitorioso , tambem.

O rei leu:"Isso também irá passar". E o mesmo silêncio se fez no meio da multidão.

Em paz e livre do orgulho, chamou o serviçal, pediu que se sentasse ao seu lado e disse:

"Sua mensagem me ajudou muito. Tem algo mais que devo saber? E o velho respondeu:

"Tudo passa. Apenas vc permanece. Você sempre permanece sempre como testemunha". Você é a realidade. O resto é sonho. Há sonhos bons e pesadelos terríveis,mas o que importa é quem os vê. Aquele que o vê é a unica realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário