quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

DESAPEGO



O desapego nos leva a desenvolver um amplo senso de liberdade e de confiança em nós mesmos . Nosso calabouço reside em nossos mais intimos atos e atitudes. Prendemo - nos nos grilhões de nossa propria criação, mental e fazemos o mesmo com aqueles que amamos.

Sabedoria

Há séculos,os grandes pensadores e filosofos vêm -nos ensinando que o autoconhecimento é a base primordial para alcançarmos a verdadeira sabedoria. Mas para saber realmente quem somos, precisamos mergulhar nas profundezas do ser e buscar a sabedoria existente em nosso mundo intimo.Muitas pessoas cultas não são sabias apesar de ostentarem um ar de superioridade intelectual. Não distinguir instrução de sabedoria é como não diferenciar diamantes de contas de vidro. O saber implica a facilidade de elaborar ideias simples para explicar coisas aparentemente complexas, utilizando -se os recursos fecundos e inspirativos do universo interior.

Trecho extraido do livro:Os prazeres da alma uma reflexao sobre os potenciais humanos.


Francisco do Espirito Santo Neto

Liberdade

A liberdade é, na ciência, a experimentação e o raciocinio,na filosofia, o bom senso e a sensatez,na religião o discernimento e a naturalidade,na arte,a originalidade e a inspiração, na sociedade, a igualdade e a solidariedade.
O individuo,masi que idéias ou ideais, escolhe os autenticos valores da alma, porque reconhece que estes orientam sua vida com lucides, discernimentos e ânimo. Possui uma excelente sociabilidade, porduto de sua maturidde interior, manifestada na familia,no trabalho,nos grupos de amizade e de atividade religiosa, enfim, em todos os setores de sua vida comunitária.


Trecho extraido do livro "Os prazeres da alma uma reflexão sobre os potenciais humanos"
Francisco do Espirito Santo Neto

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Frases do mês

Se nós deixarmos que os elogios e as criticas das pessoas afetem nosso "senso intimo", entao seremos prisioneiros do juizo alheio e perderemos a alegria de viver

Heraclito de Efeso,um sabio filósofo grego,nos deixou uma máxima plena de signficação>"Em rio nao se pode entrar duas vezes no mesmo lugar. Assim considerando, diriamos que realmente nao tocaremos duas vezes no mesmo rio não só por causa da dinamica do curso das aguas,mas tambem, porque o veremos de forma diferente.Não somos hj o que fomos ontem e nem seremos amanha o que somos agora,transformamo - nos dinamicamente ao lon go de etapas ou fases de aprimoramento espiritual.

A aspiração do amor causa em inumeros individuos uma sensação de inadequação ou medo, por esse motivo,eles a reprimem, de moco inconsciente ou voluntario. No entato,apesar de tentarem recalcar ou apagar a emoção, eles ninca conseguirião silenciar por muito tempo o sentimento amoroso que flui da intimidade da propria alma.

Aceitação

Aceitar é confundido com passividade, irresponsabilidade.O conceito é exatamente o inverso, pois quando eu aceito as coisas como são, resgato minha força e poder transformador. Se nós não nos aceitamos, magoamos a nós mesmos, por isso o auto amor é tambem autoperdão. Perdoar é ter uma atitude de compaixão que nos distancie dos julgamentos e criticas severas e inflexiveis. O remedio sera aprender a amar a vida q temos ,q somos, o q detemos e viver um dia apos o outro, cultivando na intimidade a certeza de que o percurso que fizemos deve ser visto como o melhor e mais proveitoso as necessidades que carregamos. É A NOSSA "MARCA PERSONALIZADA" na obra da criação pela qual devemos responder com siso moral.

Trecho extraido do livro Escutando Sentimentos - editora dufaux

ALGO PARA SE PENSAR

Nunca a humanidade mendigou tanta atençao e afeto. Uma crise de autodesvalor,sem precendentes,assola multidões. O sentimento de indignidade é o piso emocional das feridas seculares que cuasam a sensação de inferioridade, abandono e falência. Não se sentindo amadas, almas sem conta não conseguem superar os dramas da rejeição e os tormentos de solidão. Optam pela falencia não assumida. Uma existência sem sentido,vazia de significados,sem metas, a caminho da derrocada moral e espiritual. Somente o tratamento lento e perseverante de tecer o manto protetor da segurança intima,utilizando o fio do auto-amor podera renvoar essa condição interior do ser humano. Agrilhoado pela ilusão do menor esforço,o homem busca a ilusão como sinonimo de paz. Anseia -se pela felicidade como se tal estado da alma pudesse ser fruto da aquisição de facilidades e privilegios. Contudo, a felicidade é uma conquista que se faz atraves da educação de si mesmo. Busca-la no exterior é dar prosseguimento a uma procura recheada de decepções e dor. Educar para ser feliz é dar sentido a existencia. O homem contemporaneo padece a doença do sentido. O vazio existencial é o corrosico de seu mundo Intimo. A primeira condição para se estabelecer um sentido a vida é o exercio da singularidade. Descobrir seus proprios caminhos,lutar por seus sonhos, celebrr sua diversidade aceitando suas particularidades, participar da vida como se é, sentir o gosto de se desligar de uma centrada no ideal e realizar -se no real.
(trecho do livro Escutando sentimentos - Wanderley S.de Oliveira)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Escolhas

"Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos, outras há que sorriem por saber que os espinhos têm rosas"
Deus nos deu liberdade para escolhermos o nosso caminho. Deu a inteligência para pensarmos e atraves dela saber como realizarmos as coisas. Por isso para encontrarmos a paz ,harmonia , serenidade, luz , precisamos olhar a vida de forma carinhosa . Saber que no final do túnel encontrará o sol. Que apos a noite o dia nascerá. Que depois da dor, vem o alivio. O importante na vida não é ter de bandeja as coisas boas,mas sim encontrar nas coisas ruins, o significado para atingir as boas. Tudo na vida é questão de escolha, para sabermos qual é o correto é estar sintonizado com Deus, ciente do que gosta, do que quer e principlamente valorizar a vida nos seus minimos detalhes

minha profissão

Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação ou tratamento. (World Federation of Music Therapy)

O perdão das ofensas

Certa vez Jesus fazia preleção aos seus discipulos sobre o perdão, como de costume utilizando a sua"pedagogia do cotidiano".
"Se teu irmão pecar contra ti, vai e corrige -o entre ti e ele somente, se te ouvir, ganho teras o teu irmão".

Pedro o valoroso apostolo sincero e impulsivo - tudo indica vivenciando alguma magoa e ressentimento decorrente de injuria pois nao era incomum o desentendimento entre os proprios discipulos, pergunta -lhe de pronto:

"Senhor, quantas vezes poderá o meu irmão, contra mim, para que eu lhe perdoe, sera ate sete vezes?"

O intrepedio lider do movimento cristão que se estruturou logo apos a morte de Jesus,ja sabia antecipadamente que o perdão deveria ser a reação natural do homem de bem diante das agressões, tanto isso é verdade que usou o número cabalistico "sete" que não expressa o que de forma alguma o seu valor absoluto, mas sugere uma ideia numerica elevada, tendente ao infinito.

Mesmo assim, Jesus ainda hiperboliza com a seguinte resposta.

"Nao te digo que ate sete vezes,mas que ate setenta vezes sete"
Trecho retirado do livro: O valor terapêutico do perdão - Francisco Cajazeiras

O SEGREDO DO ANEL

(Uma antiga historia dos Sufis retirado do livro da transformação do Osho, Editora Sextante)

Um rei chamou os sabios da corte e disse:"Estou fazendo um anel com um diamante raro e quero que escrevam uma frase curta, que me seja útil em um momento de desespero e caiba debaixo do diamante".Os sabios pesquisaram e não encontraram nada. Então o rei pediu a mesma coisa a um antigo serviçal a quem considerava como Pai.

"Não sou sábio, mas sei qual a mensagem me foi revelada por um místico que por aqui passou."Escreveu em um papel e deu a seu rei avisando."Só abra quando não tiver mais saída. È a hora logo chegou. O país invadido,o rei teve q fugir, a estrada chegou ao fim...então se lembrou do anel. Tirou o papel e, enquanto lia,um grande silêncio se fez. "Isso tambem irá passar". E passou. Por que nada permanece eterno nesse mundo. Os inimigos se perderam. O rei reencontrou sua tropa, tomou seu reino e voltou á capital,exultante. Agradeceu ao serviçal, que caminhava ao lado da sua carruagem,enquanto,orgulhoso acenava para o povo. Este lhe disse. "É uma boa hora ler a mensagem" Como? O povo esta celebrando,tenho minhas terras, não sinto desespero".

"Essa mensagem não é só para quando for derrotado,mas para quando estiver vitorioso , tambem.

O rei leu:"Isso também irá passar". E o mesmo silêncio se fez no meio da multidão.

Em paz e livre do orgulho, chamou o serviçal, pediu que se sentasse ao seu lado e disse:

"Sua mensagem me ajudou muito. Tem algo mais que devo saber? E o velho respondeu:

"Tudo passa. Apenas vc permanece. Você sempre permanece sempre como testemunha". Você é a realidade. O resto é sonho. Há sonhos bons e pesadelos terríveis,mas o que importa é quem os vê. Aquele que o vê é a unica realidade.

Reflexão:ampliação para nossa maturidade espiritual

* Responsabilidade: Somos os únicos responsáveis pelos nossos sentimentos

* Consciencia: O sentimento é o espelho da vida profunda do ser e expressa os recados da consciência.Nossos sentimentos são a porta que se abre para esse mundo glorioso que se encontra"oculto",desconhecido.

*Ètica para conosco:Somos tratados como nos tratamos.Como sermos merecedores de amor do outros,se nao recebemos nem o nosso próprio?

*Domínio de si:Educar sentimentos é tomar posse de nós próprios.

*Renovação do sistema de crença:Superar os preconceitos.Julgamentos formulados a partir do sistema de crenças desenvolvidos com baste na opinião alheia desde a infancia

*Assertividade:Dialogo interno.Uma negociação íntima para zelar pelos limites do interesse pessoal


*Ter as redeas de si mesmo: Para muitos o personalismo surge nesse ato de gerir a vida pessoal com independencia. Pelo simples falto de não saberem como manifestar seus desejos e suas intençoes,abdicam do controle intimo e submetem -se ao controle externo de pessoas e normal


" Sentir -se bem consigo é sinônimo de felicidade, acesso á liberdade. È permitir que a centelha sagrada de Deus se acenda em nós. Conhecer a arte de manejar caracteres.


Não esqueçamos a recomendação de Lazaro: "O espirito precisa ser cultivado, como um campo. Toda a riqueza futura depende do labor atual, que vos granjeara muito mais do que bens terrenos: a elevação gloriosa.




Trecho extraido do livro:Escutando sentimentos- Wanderley S. de Oliveira


Editora:Dufaux